O que é o Azure?

É a liberdade de criar, gerenciar e implantar aplicativos em uma enorme rede global usando suas ferramentas e estruturas favoritas.

Postado por Jupiter Systems & Solutions

O Microsoft Azure é um conjunto cada vez maior de serviços de nuvem para ajudar sua organização a enfrentar seus desafios de negócios. É a liberdade de criar, gerenciar e implantar aplicativos em uma enorme rede global usando suas ferramentas e estruturas favoritas.

Para que serve o Azure?

Em termos gerais, o Microsoft Azure funciona como um apoio tecnológico ao negócio. Ele oferece, ao mesmo tempo, a infraestrutura necessária para rodar seu sistema empresarial (computação, armazenamento, lógica, gestão financeira etc) e as ferramentas necessárias para transformar esse poder em produtividade.

Dentro de uma empresa, o Azure serve a diversos objetivos. Ele pode ser usado, por exemplo, para desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas — seja para produtividade interna ou entrega ao cliente.

Mas, mesmo que o seu negócio não envolva produtos ou serviços digitais, a estrutura que o Azure oferece para coleta e gerenciamento de dados pode ser uma fonte inesgotável de insights para novas estratégias.

Sua capacidade de lidar com big data, data mining e data lake cria oportunidades de incluir Business Intelligence tanto no atendimento ao cliente quanto na otimização de custos e gestão financeira da empresa.

Além disso, o próprio sistema sustentado pelo Azure pode tornar todos os departamentos mais produtivos com a centralização da gestão de pessoal, ferramentas de controle de acesso e colaboração, sem contar na integração com outros serviços como Dropbox, Google Apps e Salesforce.

Empresas fazendo coisas geniais com o Azure.

Como funciona?

O Microsoft Azure funciona, basicamente, em dois modelos flexíveis de assinatura: pré-pago e pós-pago. Isso é, você paga apenas pelos serviços que precisa baseado na sua demanda e na sua capacidade de investimento naquele momento — sem qualquer restrição de compromisso no caso do modelo pré-pago. Alguns desses módulos, inclusive (como a capacidade de computação e armazenamento), são elásticos em tempo real.

Isso quer dizer que a empresa nunca paga mais ou recebe menos do que precisa. Em picos de demanda é possível pedir mais recursos para atender todos os clientes com qualidade. Em momentos de mercado frio, dá para abrir mão dos recursos ociosos e economizar dinheiro. Dito isso, o Microsoft Azure opera em dois modelos diferentes: PaaS e Iaas.

Principais serviços do Microsoft Azure

Agora que você entendeu melhor do que se trata o Microsoft Azure, é hora de listar, com mais detalhes, os serviços disponíveis para a sua empresa e como eles podem contribuir para a produtividade, a economia e o crescimento no mercado.

Veja o que a Microsoft tem a oferecer: Máquinas virtuais, Gerenciamento de Rede, Armazenamento e Backup, StorSimple, Streaming, Automação de Serviços e Processos em Nuvem, Contêineres, Banco de Dados SQL, Análise de Dados com IA e Machine Learning, IoT entre outras

Como implementar na minha empresa?

Agora que você conheceu tudo o que o Azure pode fazer por um negócio, com certeza identificou alguns desses serviços capazes de melhorar a gestão financeira, de pessoas e de produtividade dentro da sua empresa.


Com o serviço adequado ao seu negócio e o melhor suporte possível, investir no Microsoft Azure é uma forma de trazer transformação digital plena para a empresa.

Fale com a Jupiter